#1 agendinha
semana com poucas porém excelentes opções:
15/05 - sambabook beth carvalho no vivo rio
16 e 17/05 - marina sena no circo voador, com o novo disco coisas naturais
17/05 - seu jorge no qualistage, com o show baile à la baiana
17/05 - the amy winehouse band na fundição progresso
#2 fofoquinha
na semana passada, fiona apple finalmente saiu da toca e lançou single. ser fã dela é uma bênção e uma maldição porque ao mesmo tempo que somos presenteados coma sensibilidade mais fina e visceral da música, somos castigados com o fato de que vamos todos morrer sem vê-la ao vivo. #fionaapplecometobrazil
show do system of a down lotou o engenhão, e os vídeos da pista com as rodinhas punk vistas da arquibancada são fascinantes. eu sou cagona, entro no máximo na rodinha do baianasystem, mas fica o questionamento: teriam coragem de entrar nas rodinhas metaleiras com fogo e sinalizador? […]
e pra quem acha que música latina não tem força no brasil… veio aí o bad bunny lotando o allianz parque num show agendado pra fevereiro de 2026 e ainda abrindo data extra. aparentemente ele tem um pouco mais do que 5 fãs!
confesso que até eu já caí um pouco nesse conto de que não tinha público de reggaeton no brasil, mas quebrava a cabeça para tentar entender o suposto motivo do reggaeton não crescer no brasil — a tal da barreira linguística nunca me convenceu. em números e em obsessão, ainda não nos comparamos aos nossos irmãos latinos que tem o reggaeton acima de tudo, mas não dá pra negar o crescimento do gênero aqui. de cara, entender a aproximação me parece bem simples: o reggaeton tem em comum com o funk o despertar da vontade de dançar.
nada disso começou no bad bunny, tanto que j balvin e karol g tiveram passagens por aqui, embora não tão disputadas, em 2022 e 2024 (e o j balvin ainda volta em setembro pro the town). acho que a diferença, agora com o debí tirar más fotos, álbum novo do bad bunny, é que o reggaeton teve um crescimento rapidíssimo no mundo todo (especialmente nos ditadores de tendências™ estados unidos), e a gente não ficou de fora.
os primeiros passos estão sendo dados pelos grandes nomes que dominam a indústria, mas os de menor alcance também estão conquistando espaço. é o caso do duo argentino ca7riel e paco amoroso, que menos de 2 semanas atrás esgotou em poucas horas todos os ingressos na audio e no circo voador.
outro sinal disso são os feats que nossos artistas brasileiros tem feito com outros da américa latina: a anitta já investe nisso faz tempo e a pabllo também fez diversas participações em músicas. mais recentemente, a marina sena incluiu feat com um grupo caribenho no disco coisas naturais. e isso só no pop!
dá pra apostar com certa firmeza que esse é o começo de uma longa história do reggaeton a ser construída no brasil.
#3 lendinhas
lembram quando o matty healy era artista? pois bem, essa semana o ygor a. lembrou rapidinho do show excelente e muitíssimo elogiado que o the 1975 fez no rio 6 anos atrás (meu deus), em abril de 2019, como sideshow do lolla:
minha contribuição pra seção lendinhas é o show do the 1975 no circo voador em 2019. papo reto, o circo é o circo né? pegada intimista demais. quase passei mal no fim do show de tanto pular com o encore, a setlist nem se fala, a turnê do meu álbum favorito deles (até então, pois acho que o being funny in a foreign language superou...) a performance da banda foi incrível e eu nem esperava que fosse ficar tão impactado na época. sou doido pra eles fazerem turnê no br de novo!!!
o show do the 1975 é notoriamente bom demais, e no lolla de 2023, o matty prometeu que se apresentaria aqui de novo, mas nunca cumpriu… depois disso aí, ele e a banda se envolveram em milhões de polêmicas. pra quem não se lembra, teve ameaça de agressão à azealia banks, falas racistas contra a rina sawayama, e um mega processo por membros da banda terem dado um beijo gay no show da malásia. já não tinha como sair da boca do povo, aí o matty, não satisfeito, ainda se envolveu romanticamente com a taylor swift… imagina ser tão viciado em cavar a própria cova assim! boa sorte aos que separam artista da obra!
pra colaborar com a bilheterinha, envie um relato de um show lendário pro rafinhamurad1@gmail.com!
quero ir no bad bunny scr!
off: sonho com a turnê do being funny in a foreign language no brasil 💔